Exemplos de
Sol maior
28 resultados encontrados
1. Ver o sol nascer quadrado
- Aquele cara não vale nada, agora ele vai ver o
nascer quadrado. - A população espera que o maior represe
vai ver o sol nascer quadrado. - A população espera que o
representante de polÃtico corrupto, o chefe da quadrilha,
2. Ilha
de atenção ao bem-estar e felicidade do seu povo quando re
via pedir um parecer fundamentado por escrito ao primeiro-se
cendo, e mais para se verem livres dele do que por simpatia
idária, resolveram intervir a favor do homem que queria o b
para se verem livres dele do que por simpatia solidária, re
veram intervir a favor do homem que queria o barco, começan
via estado a olhar, foi esse o preciso momento em que ela re
veu ir atrás do homem quando ele se dirigisse ao porto a to
de entregar as chaves ao dono do barco, a um ou a outro, re
vam-se, a mim tanto se me dá, Os barcos têm chave, pergunt
ente uma empresa de guerra. Já a ralou, e muito, a falta ab
uta de munições de boca no paiol respectivo, não por si p
or causa do homem a quem deram este barco, não tarda que o
se ponha, e ele a aparecer-me aà a clamar que tem fome, qu
er da limpeza. Não valia a pena ter-se preocupado tanto. O
havia acabado de sumir-se no oceano quando o homem que tinh
timo esfregão. A sereia de um paquete que saÃa para o mar
tou um ronco potente, como deviam ter sido os do leviatã, e
o, Andávamos à procura de um sÃtio melhor para viver e re
vemos aproveitar a tua viagem, Não sois marinheiros, Nunca
e se este é o de bombordo ou o de estibordo. Depois, mal o
acabou de nascer, o homem e a mulher foram pintar na proa d
humana mal cabe, de súbito o vento deu uma guinada, a vela
bateu e ondulou, por trás dela estava o que antes não se
3. Egolatria
o não lembram do meu. ?Assim como a terra gira em torno do
, assim as pessoas devem girar em torno de mim?; Só sei sor
traços de personalidade. Contudo, a identificação com a
parte delas pode sim ser indÃcio de que tal pessoa vive re
4. Periélio
o ou periélio, que vem de peri (à volta, perto) e hélio (
), é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, plan
anetóide, asteróide ou cometa, que está mais próximo do
. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior
uestão estiver orbitando qualquer outra estrela que não o
, utiliza-se o nome genérico periastro para identificar ess
do Sol. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a
velocidade de translação de toda a sua órbita. Quando o
5. Nascente
Nascente é o lado geográfico onde o
aparece. Sol nascente é que aponta a leste subindo até fi
Nascente é o lado geográfico onde o sol aparece.
nascente é que aponta a leste subindo até ficar a pino. A
ste subindo até ficar a pino. A bandeira do Japão é a do
nascente, mas por que está vermelho, se nasce claro ou dou
de altitude. O Amazonas tem 6850km de comprimento, sendo o
do mundo em extensão e volume d'água.
6. Manjerona
Planta de climas subtropicais e temperados prefere locais en
arados e protegidos de ventos fortes. ÓLEO ESSENCIAL DE MAN
las brancas ou rosas, em forma de cálice. Cultivo: Prefere
o fértil, leve e arenoso, desde que em posição bem expost
rtil, leve e arenoso, desde que em posição bem exposta ao
; deve ser regado com freqüência. Parte dos caules e galho
Labiadas; é de origem africana.A manjerona necessita de um
o leve, mas nutritivo. E excelente o solo pantanoso ou semi-
ona necessita de um solo leve, mas nutritivo. E excelente o
o pantanoso ou semi-pantanoso No cultivo da horta, semeiam-s
e toda a planta, antes de dar flor, a uns 5 centÃmetros do
o, e deixa-se secar em pequenos ramos no mesmo campo, fazend
essencial e de aloés, a manjerona contém: 1. Elementos dis
ventes de mucosidades (expectorantes). 2. Elementos facilita
não suportar temperaturas muito baixas. A planta gosta de
os arenosos ou areno-argilosos, ricos em matéria orgânica
clima úmido é ideal, entretanto, é preciso atenção: o
o não deve ser excessiva e constantemente molhado. As plant
cuperar do cansaço fÃsico. Dicas de cultivo Luminosidade:
pleno, principalmente em locais de clima frio. Solo: leve e
osidade: sol pleno, principalmente em locais de clima frio.
o: leve e rico em matéria orgânica Adubação: recomenda-s
s em fósforo (P) e nitrogênio (N). Regas: sempre quando o
o se apresentar seco na superfÃcie. Melhor época para o pl
diatamente antes de dar flor, porque a planta possui então
` força como condimento. Os talos maiores e mais grossos se
lanta possui então maior` força como condimento. Os talos
es e mais grossos separam-se, quer antes quer depois de seco
7. Barca
O BARQUINHO (Ronaldo Bóscoli) Dia de luz, festa de
E o barquinho a deslizar No macio azul do mar Tudo é verã
rar Sem intenção, nossa canção Vai saindo desse mar E o
Beija o barco e luz Dias tão azuis Volta do mar, desmaia o
Beija o barco e luz Dias tão azuis Volta do mar, desmaia o
E o barquinho a deslizar E a vontade de cantar Céu tão az
demandais? FIDALGO Que me leixeis embarcar. Sou fidalgo de
ar, é bem que me recolhais. ANJO Não se embarca tirania ne
mui muito m'espanto nom vos livrar o dinheiro!... ONZENEIRO
amente para o barqueiro nom me leixaram nem tanto... DIABO O
ao confessor... Porque, se o nom tornais, não vos querem ab
ver, e é mui mau de volver depois que o apanhais. DIABO Poi
mo Afonso Valente que é agora carcereiro. DIABO Dava-te con
ação isso, ou algum esforço? ENFORCADO Com o baraço no p
de Sua santa fé católica morreram em poder dos mouros. Ab
tos a culpa e pena per privilégio que os que assi morrem tÃ
IDALGO Isto bem certo o sei eu. DIABO Ó namorado sandeu, o
que nunca vi!... FIDALGO Como pod'rá isso ser, que m'escre
8. Enarmonia
ural. Não há como dizer, nem mesmo para quem tem ouvido ab
uto, se alguém esta tocando num piano, por exemplo, o Dó B
na da seguinte forma, tomando-se como exemplo a a escala de
: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no
seguinte forma, tomando-se como exemplo a a escala de Sol:
, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no caso
³, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no caso da Escala de
#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#, Fá## (na verd
#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Ficaria:
#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#, Fá## (na verdade é a escala
e é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá,
), porque essa escala de Sol Sustenido é uma armadura imprÃ
Láb, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá, Sol), porque essa escala de
Sustenido é uma armadura imprática), sendo que o Mi# e Si
i aplicado aà para determinar que o que, na verdade, é um
, derivou de uma flexão teoricamente cromática da nota Fá
-Fb-Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si Maior (com sua relativa,
Sustenido Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó
á Sustenido Menor); F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de
Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol Menor). Escalas ena
stenido Maior; F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de
Bemol Maior. Tetrádicas: Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7
aior; F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de
Bemol Maior. Tonalidades enarmônicas numa 6143-2507: Triá
escala diatônica nos permite formar acordes com intervalos
es e menores. Similarmente, num instrumento de propriedades
emperado, uma nota qualquer é formada por parciais de sons
es e menores e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, c
numa 7052-3416: Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si
(com sua relativa, Sol Sustenido Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C
Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido
(com sua relativa, Lá Sustenido Menor); F#-G#-A#-B-C#-D#-E
do Menor); F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol
(com sua relativa, Mi Bemol Menor). Escalas enarmônicas nu
-2507: Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de Fá Sustenido
(com sua relativa, Ré Sustenido Menor); B-C#-D#-E-F#-G#-A#
ido Menor); B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol
(com sua relativa, Lá Bemol Menor); C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#:
l Menor); C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol
(com sua relativa, Si Bemol Menor). Tonalidades enarmônica
riádicas: Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim: enarmônica à de Si
; Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó Sustenido
; Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó Sustenido
; F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol Mai
ior; F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol
. Tetrádicas: Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5: enarmôn
: Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5: enarmônica à de Si
; Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó S
m7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó Sustenido
; F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol
-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol Bemol
. Tonalidades enarmônicas numa 6143-2507: Triádicas: Gb-Ab
Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de Fá Sustenido
; B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemol Maio
aior; B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemol
; C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim: enarmônica à de Ré Bemol Ma
or; C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim: enarmônica à de Ré Bemol
. Tetrádicas: Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmôni
7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de Fá Sustenido
; B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de Dó B
-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de Dó Bemol
; C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5: enarmônica à de Ré
D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5: enarmônica à de Ré Bemol
. Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 7052-3416:
mônicas com duas tonalidades numa 7052-3416: 70 (Dó Bemol
e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior); 05
duas tonalidades numa 7052-3416: 70 (Dó Bemol Maior e Dó
): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior); 05 (Dó Maior e
16: 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si
e Dó Maior); 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica
Bemol Maior e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó
); 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó
³ Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior); 05 (Dó
e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sust
ica à 50 (Si Maior e Dó Maior); 05 (Dó Maior e Ré Bemol
): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior). Mús
); 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó
e Dó Sustenido Maior). Músicas enarmônicas com três ton
Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sustenido
). Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 7052-341
´nicas com três tonalidades numa 7052-3416: 705 (Dó Bemol
, Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior
três tonalidades numa 7052-3416: 705 (Dó Bemol Maior, Dó
e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior
numa 7052-3416: 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Ré Bemol
): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido M
Maior, Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si
, Dó Maior e Dó Sustenido Maior). Músicas enarmônicas co
Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó
e Dó Sustenido Maior). Músicas enarmônicas com duas tona
r): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido
). Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507
as enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507: 50 (Si
e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maio
cas com duas tonalidades numa 6143-2507: 50 (Si Maior e Dó
): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior); 07 (Dó
07: 50 (Si Maior e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol
e Dó Maior); 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmô
aior e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó
); 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (
): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior); 07 (Dó
e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré
Dó Bemol Maior e Dó Maior); 07 (Dó Maior e Dó Sustenido
): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior). Músicas
7 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó
e Ré Bemol Maior). Músicas enarmônicas com três tonalid
Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol
). Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 6143-250
enarmônicas com três tonalidades numa 6143-2507: 507 (Si
, Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó
as com três tonalidades numa 6143-2507: 507 (Si Maior, Dó
e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior
es numa 6143-2507: 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido
): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sust
Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol
, Dó Maior e Dó Sustenido Maior). Músicas com duas tonali
Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó
e Dó Sustenido Maior). Músicas com duas tonalidades com e
rmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sustenido
). Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas nu
9. Tonalidade
im Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim
: G-Am-Bm-C-D-Em-F#dim Lá Bemol Maior: Ab-Bbm-Cm-Db-Eb-Fm-G
mol Maior (enarmônica): Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5
: G7M-Am7-Bm7-C7M-D7-Em7-F#m7b5 Lá Bemol Maior: Ab7M-Bbm7-C
10. Cromatismo
onota enarmônica, por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-
-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composiç
lo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-
#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos sÃ
rmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a re
ução melódica. David Cope (1997) descreve três formas de
s do papel expressivo do cromatismo é a ópera Tristão e I
da de Wagner. A utilização cada vez mais acentuada do crom
secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa menor/
da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral, o cro
Cravo Bem Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades
es e menores, demonstrando a relação do campo tonal ao cam
11. Dó sustenido menor
u da escala) Número de acidentes na sua ordem: Fá#, Dó#,
# e Ré #. C#m (Dó# menor) - relativo de E - Escala: Dó#,
Dó# menor) - relativo de E - Escala: Dó#, Ré#, Mi, Fá#,
#, Lá, *Si#, Dó# (repetição da tônica) Número de acide
da tônica) Número de acidentes na sua ordem: Fá#, Dó#,
# e Ré #. (*5ª nota ou 5º grau da escala de E que, geralm
12. Estendal
eta me disse que o estendal deverá ficar na área em que o
bate com maior frequência ao longo do ano. Isso vai ajudar
que o estendal deverá ficar na área em que o sol bate com
frequência ao longo do ano. Isso vai ajudar a secar as rou